Direitos do Paciente
Na ASBRAS, acreditamos que o acesso à informação é fundamental para promover um cuidado centrado no paciente. Por isso, reunimos aqui os principais direitos e deveres dos pacientes, conforme a legislação brasileira. Este conteúdo visa garantir que todos saibam como exercer sua cidadania no âmbito da saúde.


Os principais direitos assegurados aos pacientes no Brasil incluem:
1. Constituição Federal de 1988
· Direito à saúde como dever do Estado (Art. 196).
· Acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
2. Lei nº 8.080/1990 (Lei Orgânica da Saúde)
· Direito ao acesso integral às ações de saúde, incluindo prevenção, tratamento e reabilitação.
3. Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso)
· Prioridade no atendimento de idosos em serviços de saúde.
4. Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
· Direito ao atendimento adequado e sem discriminação.
5. Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990)
· Direito à informação clara e completa sobre tratamentos e procedimentos.
6. Resolução nº 2.217/2018 (Código de Ética Médica)
· Direito à informação, consentimento e confidencialidade.
7. Lei nº 9.431/1997 (Programa de Controle de Infecção)
· Direito à segurança e higiene no ambiente hospitalar.
8. Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 - LGPD)
· Direito à proteção e confidencialidade de dados pessoais.
Além dos direitos, os pacientes também têm responsabilidades para garantir a qualidade do atendimento e o bom funcionamento dos serviços de saúde. São deveres do paciente:
1. Fornecer informações completas sobre o histórico de saúde, sintomas e tratamentos realizados.
2. Seguir as orientações médicas e de outros profissionais de saúde.
3. Respeitar os profissionais de saúde, outros pacientes e a estrutura das unidades de atendimento.
4. Cumprir os agendamentos e informar previamente em caso de cancelamento.
5. Utilizar os serviços de saúde de forma consciente, evitando desperdícios.
Deveres dos pacientes
Onde buscar mais informações:
Para saber mais detalhes sobre os seus direitos e deveres como paciente, consulte:
Portal da Saúde - Ministério da Saúde
Defensoria Pública da União
Ouvidoria Geral do SUS
Se você tiver dúvidas sobre seus direitos e deveres ou precisar de assistência, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar a garantir um atendimento digno, humano e seguro.
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